SUS

O SUS oferece tratamento a todos os cidadãos brasileiros, de rotina ou de urgência. Consulte a unidade de saúde do SUS mais próxima de sua localização CLICANDO AQUI.  Para localizações fora do Estado de São Paulo, procure pelo site da Secretaria de Saúde do seu estado.

Não é possível a escolha do médico que fará o tratamento pelo SUS.

Mesmo o Dr. Bernardo de Monaco trabalhando também no SUS, não se pode optar por ser atendido por ele, os médicos que estão atuando nas unidades referidas farão o atendimento.

O atendimento no SUS obedece uma regionalização dos serviços de saúde. O caminho para ser atendido no SUS é simples e aberto a todos os cidadãos brasileiros, já que o sistema é universal. O tratamento inicial deve ser realizado em postos de saúde ou ambulatórios como os AMAs ou AMEs. O médico generalista ou especialista das unidades básicas devem identificar as doenças mais complexas e solicitar encaminhamento para hospitais especializados, quando cabível. Doenças comuns e de tratamentos simples não necessitarão de encaminhamento para centros super-especializados, podendo e devendo serem tratadas nas próprias unidades básicas de saúde (UBS).

O Dr. Bernardo de Monaco atualmente é o médico assistente responsável pelo Ambulatório de Triagem de Dor da Neurologia - HCFMUSP e responsável pelo Ambulatório de Espasticidade - HCFMUSP. Não há favorecimento de qualquer paciente que procurar o Dr. Monaco por meios privados para que seja facilitado ou favorecido encaminhamento ao SUS, devendo, o paciente que desejar atendimento via SUS, procurar a UBS de sua referência e não o Dr. Monaco. 

Se achar necessário, solicite ao seu médico do SUS uma avaliação especializada (encaminhamentos via Sistema de Referência da Secretaria de Saúde). Pode haver fila de espera para atendimento de especialistas, a depender da área solicitada. A avaliação especializada não descarta a necessidade de manter seguimento médico na unidade básica de saúde. Esse encaminhamento obedece uma regionalização, o paciente será encaminhado ao médico especialista do SUS mais próximo de sua região. Conforme salientado acima, não existe no SUS a opção de se escolher para qual hospital ser encaminhado ou por qual médico quer ser atendido.