Infusão Intratecal de Baclofeno - Bomba de Baclofeno

Implante de Bomba de Infusão de Medicamentos Intratecais - Bomba de Baclofeno

O que é infusão intratecal?

É um método de neuromodulação onde a medicação é injetada de forma contínua ou intermitente diretamente no líquido céfalo-raquidiano (líquor) ao redor da medula espinal e do encéfalo. Podem ser bombas programáveis com fluxos ajustáveis ou bombas de fluxo contínuo. Elas ficam alojadas abaixo da pele no tecido subcutâneo e um catéter a conecta ao espaço liquórico, onde a medicação é liberada.

Os principais medicamentos utilizados em Bombas de Infusão Intratecais são a morfina e o baclofeno.

Visão interna da bomba Synchromed 2 - Medtronic - baclofen pump - dystonia - cerebral palsy - paralisia cerebral

Quais os medicamentos mais utilizados?

A morfina é a medicação mais comumente utilizada para tratamento de dores crônicas e o baclofeno para espasticidade grave e crises de espasmo dolorosas. A bomba de infusão de baclofeno também pode ser utilizada para tratamento de distonias. A morfina também apresenta efeito para o tratamento da espasticidade. As doses de medicação em infusão intratecal são baixas, minimizando efeitos colaterais e otimizando seu efeito. Teste pré-operatório pode ser necessário.

Outras medicações também são utilizadas em bomba de infusão para tratamento de espasticidade, como a tizanidina (Sirdalud) ou o midazolam.

 

Qual a diferença do baclofeno em comprimidos e o baclofeno intratecal?

Com a infusão intratecal de baclofeno as concentrações atingidas no líquor são muito superiores às concentrações da mesma medicação mesmo quando utilizada em dose máxima por via oral. No caso do baclofeno, estima-se que sua concentração ao redor da medula seja de 40 vezes maior em relação à dose máxima utilizada por via oral.

 

Quais os cuidados a serem tomados?

As bombas exigem certos cuidados especiais. A medicação dentro de seu reservatório deve ser temporariamente reabastecida ou substituída. Esse procedimento de abastecimento da bomba (refil - Como fazer o refil de medicamento na bomba?) em geral é realizado com uma punção da câmara do reservatório através da pele, sem que seja necessário qualquer anestesia. O intervalo de tempo para o refil varia conforme a medicação utilizada e a taxa de infusão.

O link a seguir contém imagens de cirurgias e procedimentos que podem impressionar o visitante. Recomenda-se cautela!

Clique para visualizar a imagem

baclofen pump child - bomba de baclofeno em crianca - paralisia cerebral - cerebral palsy - distonia - dystonia

 

A partir de qual idade pode ser implantada uma bomba de baclofeno?

A bomba pode ser implantada em crianças a partir de 3 anos de idade. Muitas vezes é necessário internação para realização do teste de baclofeno intratecal:

Como fazer o teste com o baclofeno intratecal?

 

Para mais informações, pergunte para o seu neurocirurgião funcional.

Bomba de Infusão Intratecal  

Bomba Synchromed - Medtronic