Teste de Baclofeno Intratecal

O teste com infusão intratecal de baclofeno serve para se avaliar o possível efeito do implante da bomba de baclofeno. Pode ser realizado antes do implante definitivo da bomba de baclofeno intratecal e, a depender da resposta, a bomba deverá ou não ser implantada.

Esse teste permite que seja avaliado o efeito do baclofeno administrado diretamente no compartimento liquórico, geralmente por punção lombar ou por catéter intratecal.

O procedimento é realizado em centro cirúrgico e o paciente deve ficar em observação neurológica rigorosa. Os efeitos do baclofeno intratecal aparecem logo após sua injeção e efeitos colaterais podem ocorrer, como sonolência e mesmo dificuldade para respirar, por isso, é necessário observação do paciente em ambiente assistido. Uma complicação comum após o teste de baclofeno intratecal é a ocorrência de hipotensão liquórica, que pode dar forte dor na cabeça, na nuca, vômitos e náuseas. Para melhorar desses sintomas, a pessoa deverá ficar em repouso, deitada e com a cabeça baixa (em nível abaixo das pernas), e bem hidratada. Para raros casos que não melhoram dos sintomas em 48h a 72h, pode ser necessário realização de blood patch, uma infusão de sangue no espaço epidural por punção. O risco de ocorrer esse sintoma de hipotensão liquórica é maior quando se utiliza catéter intratecal e quando o paciente é magro.

Para os pacientes que não respondem ao teste inicial com 50mcg de baclofeno, pode ser realizado um segundo teste com 100mcg de baclofeno para nova avaliação. Para casos de distonia ou casos de resposta duvidosa, pode ser necessário a passagem de catéter intratecal e administração por bomba externa ou em doses diárias para avaliação mais prolongada.

A resposta final da infusão intratecal de baclofeno pode ser diferente do teste. O teste serve para selecionar pacientes que respondem ou não ao baclofeno intratecal. Uma vez que o paciente apresenta alguma resposta e que essa seja benéfica, o paciente pode ser submetido ao implante de bomba de baclofeno com titulação de dose até achar o equilíbrio ideal entre a dose infundida e resposta motora, respeitando o intervalo de ajustes para minimizar efeitos colaterais. O paciente e/ou seu familiar/cuidador devem julgar se a melhora obtida com o teste de baclofeno intratecal justifica o implante de uma bomba definitiva.

Informe-se com um neurocirurgião funcional quando o teste de baclofeno é aplicável.

Leias mais sobre a Infusão Intratecal de Baclofeno.

teste de baclofeno intratecal - intrathecal baclofen test - espasticidade - spasticity - cerebral palsy - paralisia cerebral - espasmos