Estimulación Cerebral Profunda

logo2020

Atención

+55 (11) 3159-5080/ +55 (11) 996-288-316

botao01

ptenfrdeitjaes

Estimulação Cerebral Profunda (Deep Brain Stimulation - DBS)

Após as técnicas de lesões ablativas em núcleos cerebrais específicos utilizadas para tratamento de diversas doenças neurológicas e psiquiátricas, como sintomas relacionados principalmente a Doença de Parkinson, Tremor e Distonia, descobriu-se que a estimulação desses núcleos poderia gerar o mesmo efeito, com a vantagem de ser algo reversível. 

Essa técnica de neuromodulação de núcleos cerebrais profundos foi possível graças a avanços na tecnologia, com criação de geradores de pulso com baterias de longa duração ou recarregáveis e ainda sofisticação de exames de imagem e eletroneurofisiologia, com registro de microrregistro de unidades neuronais com padrões de disparo típicos para cada núcleo.

Assim, a precisão de implante torna-se milimétrica, com a técnica de estereotaxia com fusão de imagens e atlas de estereotaxia, associada a microrregistro cerebral. É possível posicionar com precisão eletródio dentro de um núcleo milimétrico, como é o caso do Núcleo Subtalâmico, principal alvo para o tratamento da Doença de Parkinson.

Dr. Bernardo de Monaco atualmente é assistente do Grupo de Neurocirurgia Funcional do HCFMUSP, e juntamente com o Prof. Erich Talamoni Fonoff e Prof. Manoel Jacobsen Teixeira tem realizado diversos implantes de eletródios cerebrais profundos para tratamento de diferentes doenças.

O ajuste da programação de estimulação após implante pode ser algo bem complexo para otimização do tratamento. É sugerido que o implante seja realizado por médico com experiência tanto no implante cirúrgico, como na programação pós-operatória.

O implante de eletródio cerebral profundo utilizando-se de técnicas chamadas frameless, ou seja, sem a estereotaxia, já é possível, porém, por diferença de precisão em relação à estereotaxia, ainda não deve ser aplicada em implantes de eletródios, pois um erro milimétrico pode levar a efeitos colaterais não toleráveis.