Blog

logo2020

Atendimento

+55 (11) 3159-5080
+55 (11) 996-288-316

ptenfrdeitjaes

A doença de Parkinson, também conhecida como Mal de Parkinson, é uma doença degenerativa, crônica e progressiva do cérebro. Ela é causada pela diminuição de dopamina, responsável por ajudar nos movimentos voluntários do corpo. Quando o neurotransmissor diminui, o paciente apresenta sintomas como lentidão motora, rigidez nas articulações, tremores e desequilíbrio.

Normalmente a doença de Parkinson está associada a pacientes idosos, sendo que os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que cerca de 1% da população mundial com mais de 65 anos apresentam a doença. Porém a doença também pode afetar os mais jovens.

Em pacientes dos 40 aos 50 anos, a doença é mais rara, mas está presente em 0,05% da população. Já nos pacientes com menos de 40 anos, ela atinge apenas 0,005% desse grupo. Nos mais jovens a doença pode ser mais lenta em seus sintomas, porém é importante procurar um especialista quando os seguintes sintomas estiverem presentes:

- Prisão de ventre progressiva e refratária;

- Perda do olfato sem explicação;

- Depressão de difícil tratamento;

- Diminuição ou alterações na qualidade do sono;

- Pouca expressão facial (poker face);

- Escrita tremida e letras pequenas;

- Dificuldade de reproduzir sua própria assinatura – com retorno de cheques ou documentos;

O diagnóstico da doença de Parkinson será feito por meio de histórico do paciente e exames neurológicos. Outros exames como a ressonância magnética e a tomografia cerebral podem ser solicitados para descartar a possibilidade de outras doenças neurológicas. Existe um exame de cintilografia que marca a dopamina, auxiliando o diagnóstico da doença.

A doença não possui cura, mas tem tratamento que envolve o uso de medicamentos para repor a dopamina ou aumentar seu tempo de ação, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicologia. Os casos mais graves, que passam a apresentar complicações relacionadas ao tratamento medicamentoso, podem ser indicados para tratamento cirúrgico, com cirurgia ablativa ou estimulação cerebral profunda.

Veja também:

Tratamento da doença de Parkinson