Blog

logo2020

Atendimento

+55 (11) 3159-5080
+55 (11) 996-288-316

ptenfrdeitjaes

A dor neuropática é causada por lesão no sistema nervoso. Ela ocorre quando o sistema nervoso central e/ou periférico são danificados ou feridos, causando diferentes tipos de dores e podendo até ser incapacitante para o paciente.

A dor neuropáticam decorrente de lesão de nervos pode ser de dois tipos:

Mononeuropática: ocorre quando apenas um trajeto nervoso foi lesionado, fazendo com que a dor seja localizada. Ex.: dor de um lado específico da perna.

Polineuropática: ocorre quando vários nervos foram danificados, causando uma dor generalizada; que pode surgir nos braços, pernas, tronco e em outras regiões do corpo ao mesmo tempo, como por exemplo, após lesão de plexo braquial.

Lesões no encéfalo também podem dar um quadro de dor neuropática, como no caso de derrames cerebrais (acidentes vascular encefálico) que acometa uma região chamada tálamo. Nesses casos, o paciente pode desenvolver dor neuropática em toda metade do corpo contra-lateral à lesão.

Um paciente com dor neuropática irá sentir um incômodo, que pode ser tanto contínuo, ou intermitente; sendo que a dor pode ser desde fraca até insuportável. Isso dependerá do grau de comprometimento dos nervos, e do estágio da doença que está associada à dor neuropática. Os sintomas mais comuns envolvem choques, agulhadas, queimação, e formigamento ou adormecimento.

As principais causas associadas à dor neuropática são: doenças infecciosas, traumas, diabetes mellitus, alcoolismo e deficiência nutritiva. Já o tratamento é feito com medicamentos antidepressivos, anticonvulsivantes, anestésicos e procedimentos cirúrgicos para os casos que não respondem. A cirurgia pode ser feita no nervo, na medula e até mesmo no cérebro.

Possui dúvidas sobre a dor neuropática? Entre em contato com um médico especialista em dor para uma avaliação detalhada.