Dr. Bernardo de Monaco participou como membro do corpo docente da disciplina de pós-graduação do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) do Hospital Sírio-Libanês em São Paulo de 2016 até 2021.
Presencialmente participou do treinamento de turmas de médicos que estavam se aprofundado no estudo da dor, com atuação nos ambulatórios de dor do AME Interlagos, administrado pelo Sírio. Uma atividade muito prazeirosa, em poder ao mesmo tempo ajudar as pessoas com dor que buscam tratamento pelo SUS, além de ter a oportunidade de ensinar e aprender com os alunos da pós-graduação em dor. No ambulatório, além de atendimentos clínicos, frequentemente são realizados procedimentos invasivos guiados por ultrassom para alívio da dor, como infiltrações e bloqueios.
Desde 2020 Dr. Monaco passou a não participar regularmente das atividades presenciais, devido à estágio realizado fora do país, mas teve a oportunidade de continuar a dar aulas na pós, presencialmente durante passagem por São Paulo e à distância por teleconferência.