Dr. Bernardo de Monaco defendeu sua qualificação no programa de Doutorado em Ciências pelo Departamento de Neurologia da Universidade de São Paulo (USP).
Dr. Monaco tem estudado as alterações morfométricas em encéfalos de crianças com paralisia cerebral, comparando suas variações com crianças sem deficiência, crianças com paralisia cerebral que realizam tratamento clínicos e crianças com paralisia cerebral que realizaram rizotomia dorsal seletiva. O estudo é trabalhoso, já que necessita da análise computacional tridimensional e segmentada encefálica de cada criança participante, onde são comparados os volumes e espessura cortical, através de programas computacionais baseados nas reconstruções 3D do encéfalo.
Dr. Monaco defedeu a qualificação e foi aprovado em 17 de novembro de 2020. Com a dificuldade em obtenção dos exames de imagem dos pacientes participantes, principalmente dos que já realizaram a rizotomia dorsal seletiva, o estudo ainda não está concluído, com prazo máximo até 2023.
Caso você tenha interesse ou conheça alguem que possa participar deste estudo, pode mandar um email direto para obter mais informações, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.